topo

Entendendo Fast Fashion x Slow Fashion

Bem, meus amigos e minhas amigas, vamos falar dessas palavrinhas mágicas e que por mais redundante que pareça: estão na moda. Qual a diferença entre fast fashion x slow fashion por euzinha, guid. Já teve muita gente falando disso, mas eu vou explicar pra vocês a minha visão e minha teoria.

Pra começo vamos ir lááá para as antiguidades e falar de história da moda. Quando a moda surgiu nos primórdios, os desfiles de moda serviam como molde do que ainda ia ser feito. Então você via o vestido na passarela, AMAVA e aíí mandava fazer. Isso demorava dia, meses, pra ser produzido, feito tudinho a mão, por isso o valor que aquela peça de roupa tinha era outro. Fora que, durava uma vida, duas vidas, quantas vidas fossem necessárias. hahaha

Com a revolução industrial a coisa mudou totalmente e a produção passou a ser em larga escala. Então se algo estava na passarela hoje, em poucos dias você já poderia ter tudinho em suas mãos. Depois dessa fase veio o que eu chamo de revolução digital (eu que inventei, ok?). Agora antes mesmo de você ver o desfile, já pode comprar o que vai estar na passarela, parece até que perdeu a graça né? 

E essa coisa mais “sem graça” é o que chamamos de fast fashion. Produções em larga escala, com um mesmo molde, pra várias pessoas. No fast fashion também são lançadas coleções novas praticamente todo dia, não dá nem tempo de elaborar muito uma peça assim.

Agora se for produção local, mais personalidade e em baixa escala, isso é slow fashion, nesse formato temos maior garantia de um produto de qualidade e exclusivo. Os criadores conseguem cuidar mais dos seus produtos, geram menos resíduo, evoluem uma mesma peça de roupa várias vezes. Você tem qualidade e personalidade num mesmo produto. 

Agora pra resumir, (vai ter gente lendo a partir daqui só que eu sei):

Fast Fashion é tudo de monte, um monte de roupa, um monte de gente, um monte de dinheiro mas um pouquinho só de personalidade. O slow fashion é produção local, menos quantidade, mais qualidade e um bocado de personalidade. 

Deu pra entender um tiquinho? Pra não ficar textão ainda maior aqui vou explicar outro dia quando comprar fast fashion e quando comprar slow fashion. 

Guid Meinelecki

Encorajo pessoas a vestir o que quiserem. Consultora de Estilo com Blog e Canal no Youtube pra poder ir além.

  • Cristiane

    Primeira vez no seu blog…já gostei 🙂

    24 de novembro de 2016 at 23:31 Responder
  • Gleice

    adoro seu blog e seu cabelo! 🙂

    28 de novembro de 2016 at 14:34 Responder
  • Berlokes Acessórios

    Que bacana! Ótima explicação 🙂
    Apesar de “nova” no mundo dos acessórios femininos, estou cada vez mais encantada!
    Adorei seu Blog, parabéns!

    29 de junho de 2017 at 15:10 Responder
  • Cynthia Inácio

    Parabéns pelo blog! Minha primeira visita e já amei a sua forma de escrever e explicar. Gostaria de ler sobre moda plus size, personalização e sustentabilidade.

    29 de maio de 2019 at 14:47 Responder

Deixe um comentário