to top

Você precisa conhecer o Rick Chesther

jordan-whitfield

Se você lesse em alguma manchete por aí a seguinte frase: “Ex-vendedor ambulante do Rio de Janeiro é convidado para dar uma palestra em Harvard.” Verdadeiro ou falso? Sim, é verdade e se você é empreendedor você precisa conhecer o Rick Chesther (e se não é também, porque a história dele é inspiradora pra qualquer um).

Brasil, Rio de Janeiro, crise, desemprego. Até aí nenhuma novidade, infelizmente. Essa era a realidade em que Rick Chesther estava inserido. Mas cansado de ficar esperando ele resolveu agir. Pediu R$ 10,00 (DEZ REAIS) emprestados para começar um novo negócio: vender água na praia. Mas tudo isso com um plano e um objetivo de crescimento, como ele mesmo explica nesse vídeo aqui que foi o primeiro que ele postou. Pega a visão:

“A crise está dentro das pessoas” disse ele. E isso é verdade. Quem me apresentou o Rick foi a Guid há uns dias atrás. Ela começou a ver os vídeos dele e logo se encantou com tanto conhecimento que ele compartilha e com o seu espírito empreendedor. E foi assim comigo também.

Quando ele começou a gravar vídeos e compartilhar esse conhecimento na internet o sucesso foi tanto que ele teve que abandonar as areias de Copacabana para se dedicar a essa nova carreira. Hoje, além de youtuber ele também é palestrante e escritor. Em agosto foi convidado para ir aos Estados Unidos dar uma palestra na Universidade de Harvard. “A intenção é continuar o que eu faço aqui. Dizer a todos que temos nossos problemas, e não são poucos. Mas o maior deles é a mentalidade do nosso povo, que precisa ser corrigida. E ninguém vai fazer isso por ninguém. Ou seja, aquele que quer crescer, que faça suas correções, que melhore como pessoa e contribua para o crescimento dos outros, porque a mudança  no mundo começa a partir daí. Vou representar muito bem nosso povo lá. Costumo dizer que quem está indo para Harvard não é um CPF, é a esperança de uma galera que encontrou no Rick uma voz, e quem está indo é essa voz. Vou falar em nome de uma nação” disse o ex-ambulante.

Em seu canal no Youtube, que conta com mais de 55 mil inscritos, Rick têm diversos vídeos de um minuto, intitulados “Minuto do Empreendedorismo” em que dá dicas práticas que podem ser aplicadas tanto pelo vendedor ambulante de água quanto pelo administrador de uma empresa. No seu Instagram com mais de 260 mil seguidores, ele compartilha seus conhecimentos diariamente e o seu primeiro livro também já está a venda. São diversos os canais e formatos para acompanhar o trabalho do Rick.

Em tempos tão obscuros como os que estamos vivendo nos últimos meses, esse exemplo de perseverança e resiliência do Rick Chesther me deu um pouco de paz no coração. Precisamos, cada vez mais, de pessoas que nos façam ter ânimo para continuar. De exemplos de gente que faz acontecer de verdade, sabe? Espero que a história dele possa inspirar um pouquinho da sua história também.

Kelly Gequelim

Kelly Gequelim

Fotógrafa, publicitária, empreendedora, especialista em comunicação digital e apaixonada por histórias e pessoas. Acredito na colaboração, na conexão e nos novos modelos de trabalho. Juntos podemos construir a mudança que queremos no mundo. Juntos vamos sempre mais longe.

Leave a Comment