to top

Gato x Decoração

naorepete-decoracao-gatos

Ter uma decoração bonita x ter um gato. Tem como?

Claro que tem! Com vontade, amor no coração e, principalmente, escolhas certas, dá para ter a companhia de um peludo sem se estressar.

Eu sou mãe de gato. Tenho o Sushi, um gatinho de seis anos, que reina absoluto aqui em casa.  Nessa convivência percebi que os gatos têm alguns comportamentos padrão:  amar caixas de papelão, gostar de lugares altos, afiar as unhas eternamente e por aí vai. Mas tem alguns outros que são peculiares de cada gato e você tem que observar e ver quais são os do seu.

O Sushi é um gato muito atento quando anda sobre os móveis. Sempre anda na pontinha das patas para não esbarrar em nenhum objeto. Já ouvi inúmeras histórias de gatos destruidores, que derrubam tudo, de propósito. Sushi também não é de ir na janela, nem de arranhar as cortinas. Não mastiga folhas das plantas e nunca fez suas necessidades em lugar diferente do que sua caixinha de areia. Isso tem a ver com a personalidade do bichinho, por isso, temos que prestar atenção.

Em contrapartida, Sushi ama mastigar sacolas plásticas, tenho que sempre ficar atenta e não deixar nada desse tipo ao seu alcance. Ama afiar as suas garras e se espreguiçar fincando as unhas no sofá. Falando em sofá, foi a primeira lição – doída – que aprendi com ele. Assim que ele chegou, eu tinha um conjunto de sofás, dois e três lugares, recém reformado. Era claro, em tons de areia, e um tecido com trama alta, tipo uma ráfia. QUE ER-RO. O coitado do sofá não durou nada. Ele chegou à espuma rapidinho. Além da parte externa – como o sofá tinha pezinhos – ele conseguia entrar embaixo e, no modo “caça” da madrugada, conseguiu fazer buracos enormes no forro para se esconder. Fez isso com a minha cama box também. 

Então, para evitar brigas com seu serhumaninho, listei 6 dos meus aprendizados:

 

1)Tecido do Sofá

Depois de muita pesquisa, descobri que os tecidos com toque aveludado, como o Suede, Camurça, e os impermeáveis, como o Acquablock, são os mais indicados. A trama é muito fechada e o bichano não consegue perfurar com as unhas. O meu sofá é de Suede, mas – mais um aprendizado – evite modelos com costura aparente nos braços, ou tente protegê-las. Sushi descobriu essa brecha e já começou a tentar destruí-lo.

Ah, prefira os sofás sem pezinhos, para evitar que entrem sob o móvel e destruam a forração.

gatos_sofa_naorepete

2) Arranhadores

Não adianta, é o instinto do gato: ele precisa afiar constantemente suas unhas. E aqui você precisa descobrir que tipo de material seu gatinho prefere para oferecer à ele uma alternativa – senão vai sobrar para sua mobília. O Sushi não gosta dos de corda, nem dos de papelão. Prefere os com carpet.

 

3) Plantas

Como já disse nesse post aqui, adoro plantas em casa, e, para aliar o útil ao agradável, tenho graminha de trigo para ajudar na digestão do Sushi. É um verdinho lindo, que agrega à decoração e ele adora.

Tenho outras plantas também, e como comentei antes, o Sushi não liga muito para elas. Mas, se seu gato é curioso e mastiga tudo, pesquise sobre plantas não tóxicas. Todo cuidado é pouco.

 

4) Caixas

A caixa tranquiliza os felinos, sentem-se protegidos dentro delas. Geralmente eles preferem papelão à todos os outros brinquedos milionários que você comprou. Você pode encapar uma caixa ou procurar uma com uma estampa que combine com o resto da sua decoração. Eu tenho uma, que veio em uma cesta de café da manhã. Coloquei para o Sushi no dia que ganhei e nunca tive coragem de me desfazer dela. Não tem um dia que ele não escolha passar um tempo nela.

arranhador_gato_naorepete

 

5) Prateleiras

Os gatíneos amam ficar nas alturas. Sentem-se protegidos e conseguem observar toda a movimentação da casa. Prateleiras são ótimas para eles. Além de expandir o espaço do gato, o que é sempre bom, já que ficam em casa 24h por dia.

Eu coloquei um corredor de prateleiras para o Sushi. Nas primeiras coloquei um pedaço de tapete para aumentar o conforto e para servir de arranhador. Ao final do circuito uma “toca” reaproveitada de um arranhador antigo.

gatos_prateleira_naorepete

 

6) Mobiliários para Gatos

Hoje existem algumas empresas especializadas em mobiliário para os felinos. Marcas que focam no design e provam que dá para ter estilo quando se trata de acessórios para os pets.

Dá só uma olhada nesses que eu garimpei pela internet:

 

mobilario_gatos_naorepete

E você? Tem alguma dica para compartilhar? Seu gatinho é tranquilo ou um furacão?

Aroana Machado

Aroana Machado

Curitibana, Canceriana, Publicitária de formação, profissional de Marketing por experiência, costureira por hobby e apaixonada por Decoração de Interiores. lojanest.com.br | @lojanest | pinterest.com/aroana

  • Thamires Vasconcelos

    Amei o post!
    Aqui em casa a Marni, minha gatinha, tem vários brinquedos mas ela gosta mesmo é de brincar com os itens de decoração, os móveis. Eu brigo mas não adianta. Curti muito esses mobiliários pra gatos. São muito fofos!

    Beijos

    18 de julho de 2017 at 15:23 Responder
  • Bruno

    Curti!

    18 de julho de 2017 at 19:17 Responder
  • Malu

    Oin que post maravilhoso! Aqui em casa a Bibi minha gatinha ama afiar suas unhas no sofá, repreendo-a cada vez que a pego fazendo isso, mas o inevitável aconteceu meu sofá esta todo detonado.
    Amei a dica do tecido para o sofá. Vamos aplicar aqui em casa com certeza!
    Bjoksa

    26 de julho de 2017 at 20:04 Responder

Leave a Comment