to top

Qual o estilo de decoração te faz feliz?

decoracao_estilo_1

Eu estava navegando no Pinterest esses dias, provavelmente em alguma hora em que estava procrastinando, e resolvi arrumar meus painéis. Deletei alguns, limpei outros e, no de Decoração, comecei a viajar. Revisitei meus primeiros pins, fui rolando a barra e percebendo o quanto “o que eu acho bonito” foi se ampliando, se misturando, e que estilos, supostamente diferentes, acabam se completando para mim.

Retrô, minimalista, provençal, clássico, despojado, hippie, escandinavo, boho, rústico, nem perco muito meu tempo tentando me encaixar em qualquer um deles.

Olhando todas aquelas imagens, que são um arquivo de sonhos com uma sensação de “um dia vou experimentar essa ideia, essa cor, essa disposição de móveis”, percebi que na grande maioria delas, 5 características se repetem:

 

1) Sol, claridade, luz natural

Sou uma pessoa solar, não aguento ficar meia hora em algum lugar escuro, frio. Aqui em Curitiba, casas, apartamentos ensolarados, são os chamados “face norte”, e, por sorte, meu apê é muito, muito ensolarado. Minhas cortinas da sala são claras e deixam a luz passar. Não gosto de deixar o sol de fora nunca. Reflete na televisão? Reflete. Desbota o sofá? Desbota. Mancha o piso de laminado? Mancha. Mas, com toda a sinceridade, não me importo. Quero que o sol entre e esquente a casa inteira.

 

2) Plantas

Eu cresci com muita planta em casa. Anos 80 com muita samambaia, avenca. Os xodós da minha mãe (deusolivre esbarrar em alguma delas). Muitos ganchos no teto, que estão aqui até hoje, foram instalados para que o verde sempre estivesse presente. Quando tomei as rédeas da decoração, demorei um pouco para assumir a guarda de algumas plantinhas e hoje não fico sem – dentre dinheiro-em-penca, véu de noiva, suculentas, eras, tenho também florzinhas artificiais (que sempre são uma opção para começar).

 

3) Madeira

Gosto muito de madeira. Pisos de madeira, acessórios de madeira, móveis com detalhes, como os pés ou a moldura em madeira. Talvez tenha uma memória afetiva com esse material. Meu pai durante minha infância fez muitos móveis, acessórios, brinquedos de madeira. O armário do quarto, um biombo no meio da sala, tudo feito por ele. Lembro do cheiro e da sensação mágica de se transformar tábuas em coisas incríveis. 

 

4) Luminárias

Sendo uma pessoa solar, quando escurece, o quentinho da luz amarela do sol tem que se manter e luminárias são um dos meus amores na decoração. Lâmpadas bonitas, design limpo, trazem um aconchego para qualquer canto, traz uma paz para a alma.

 

5) Poltronas

A M O cadeiras, poltronas. O design dessas peças me encantam demais e, embora não tenha a verba e nem o espaço, estou sempre olhando e catalogando essas belezinhas.

Elas trazem conforto, preenchem espaços, e têm o poder de trazer personalidade para um ambiente, além de terem a versatilidade de sempre poderem ser reformadas. É incrível trocar o tecido de uma poltrona e ver toda a sua decoração mudar (por um preço muito mais em conta).

 

Esses 5 itens, independente do estilo de decoração que esteja na moda, sempre serão importantes para mim e sempre serão minhas prioridades na hora de decorar.

O_que_voce_gosta_na_decoracao

(fotos pinterest)

E para você? Você já conseguiu descobrir que estilo te agrada, quais peças sempre tocam seu coração?

Me segue no Pinterest e veja se o que me inspira te inspira também. (@aroana)

 

(P.S.: aproveita o clima do tema e dá uma olhada nesse Tour pela casa da @guid)

Aroana Machado

Aroana Machado

Curitibana, Canceriana, Publicitária de formação, profissional de Marketing por experiência, costureira por hobby e apaixonada por Decoração de Interiores. lojanest.com.br | @lojanest | pinterest.com/aroana

  • Léo Picelli

    MARAVILHOSA!
    Dicas preciosas para qualquer decoração com amor e aconchego.
    Sucesso com a nova coluna, sou teu fã desde sempre.

    5 de julho de 2017 at 00:18 Responder

Leave a Comment