to top

Dicas baratas e infalíveis para iluminar seu ambiente

cover-iluminacao-naorepete-decoracao

Se tem uma dica que posso te dar, que vai fazer toda a diferença no seu ambiente é: se dedique à iluminação.

Pontos de luz distribuídos de forma inteligente vão trazer um aconchego e uma paz pro seu coração que você não vai nem acreditar.  

No meu apê não tive como fazer um projeto de iluminação profissional, com gesso, spots embutidos, com tudo funcionando lindamente. Aqui a verba é restrita e temos que ser criativos e, por isso, vou contar o que aprendi e que vocês podem tentar por aí também.

Iluminacao_naorepete_decoracao_2

 

1. Temperatura da luz

Pra mim é o aprendizado mais importante. Temperatura da luz nesse caso se refere à sua tonalidade, e atenção: quanto maior a temperatura mais “fria” é a cor.

Medida em Kelvin (K), uma vela, por exemplo, tem uma temperatura de 2000k e uma lâmpada fria, dessas fluorescentes que usamos na cozinha, tem em torno de 6500k.

Tenha sempre em mente: ambiente para relaxarcor amarela (temperatura baixa); ambientes para concentração, um espaço para trabalho, geralmente opta-se por temperaturas maiores → luz fria.

 

2) Descentralize a iluminação

O mais comum é você ter um ambiente com uma iluminação central, responsável por clarear o ambiente todo. Isso acaba deixando todo o espaço menos interessante e mais frio.

Experimente colocar pelo menos uns dois pontos de luz indireta. Você vai ver como tudo vai ficar mais lindo.

 

3) Opções baratas que fazem toda a diferença

  • Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  • Luzes de Natal o ano todo. Um cordão com luzinhas amarelas vai fazer milagre no seu espaço. Eu gosto muito de colocar atrás da cortina. O tecido acaba deixando a luz mais difusa e suave, uma lindeza.
  • Velas. Se tiver cheirinho, melhor ainda. Não subestime uma decoração com velas. Lembra do post que falei sobre Decoração Hygge? Algumas distribuídas no espaço ou agrupadas em algum ponto, vão te relaxar na hora.
  • Lâmpada de Filamento. Também chamada de “Thomas Edison” essa belezinha se basta. Um fio de luz e um plug de tomada e tá feita a luminária linda, quente e cheia de estilo.

Iluminacao_naorepete_decoracao_1

Dica bônus: tenho algumas luminárias espalhadas em vários ambientes da casa e cada uma delas tem que ser ligada manualmente, o que, às vezes, dá uma certa preguiça. Por isso pesquisei e comprei um “controle remoto para tomada”, melhor aquisição. Com o toque de um botão ligo, um, dois, três pontos de luz ao mesmo tempo. <3

 

Se tiver alguma outra dica boa, compartilha com as amigas aqui nos comentários.

Aroana Machado

Aroana Machado

Curitibana, Canceriana, Publicitária de formação, profissional de Marketing por experiência, costureira por hobby e apaixonada por Decoração de Interiores. lojanest.com.br | @lojanest | pinterest.com/aroana

  • Renan Paranhos Mateus Rizzardo

    Esse led em formato geométrico é bem incrível. Engraçado, que é uma coisa tão barata, mas não tem muita gnt potencializando a um preço acessível. Quero!

    20 de setembro de 2017 at 23:58 Responder

Leave a Comment