to top

10 alimentos que dão energia e auxiliam na concentração

Não Repete

A gente sabe que quem empreende tem uma rotina cheia de compromissos e bem cansativa, por isso, estamos sempre preocupados em ter uma agenda otimizada, ouvir playlists com músicas que auxiliam o foco, utilizar apps para aumentar a produtividade… Vale tudo na corrida por um tempo melhor aproveitado, não é mesmo?

Mas você sabia que também pode dar um up no cérebro e melhorar seu rendimento e concentração consumindo os alimentos certos? A natureza é maravilhosa e nos oferece tudo aquilo que precisamos, é só saber aproveitar. Fora o café, companheiro fiel para nos manter ativos, são inúmeros os alimentos que podem beneficiar a sua saúde e te dar mais energia para seguir com os planos diários de dominação mundial. Separei aqui nessa lista 10 alimentos que podem inclusive ser consumidos no café da manhã para que você já comece o dia revigorado:

1. Ovos:

Omelete, mexido, cozido, poché. Perfeito para o café da manhã, o ovo pode ser preparado de diversas maneiras. Além de dar saciedade e ser cheio de nutrientes antioxidantes, apenas uma gema fornece de 10 a 20% da dose diária recomendada das vitaminas A, D, E e K. Seu consumo faz bem para memória pois auxilia na prevenção de problemas cognitivos.

2. Chá verde:

Além de melhorar o sistema cognitivo, o chá verde auxilia no aprendizado pois melhora a plasticidade do cérebro e dos neurônios. Ele também é termogênico e dá aquela acelerada para o nosso metabolismo trabalhar melhor durante o dia.

3. Linhaça:

Se você não consegue ser uma pessoa bem-humorada de manhã, acrescente uma colher de linhaça à sua primeira refeição e veja o mundo com olhos mais alegres. Fonte de ômega 3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral, a linhaça auxilia na melhora do humor e catalisa nossa capacidade de aprendizagem. Tudo o que precisamos para um dia produtivo.

4. Abacate:

Eu tinha bastante preconceito com abacate mas agora sou apaixonada. É uma fruta rica em gorduras boas que fazem bem ao sistema cardiovascular e combatem problemas como colesterol alto. Assim como todo o corpo, o cérebro também depende de uma boa circulação sanguínea para funcionar direitinho.

5. Mirtilo:

Essa frutinha fofínea e roxa (Guid curtiu isso 💜) é cheia de antioxidantes e auxilia, conforme comprovação de estudos, na melhoria da memória visuoespacial, que ajuda no armazenamento temporário e manipulação de informações. (Inclusive acho que devo incluir no meu cardápio já que fiquei 2 dias tentando lembrar qual era o tema desse post que eu queria escrever para vocês 🙆).

6. Banana:

A fruta mais democrática e versátil que existe. Além de ser fácil de consumir e de levar para qualquer lugar, a banana auxilia na concentração pois é riquíssima em potássio. Esse é meu café da manhã de quando não tem café da manhã ou de quando estou atrasada, a banana sempre salva e mata aquela fominha.

7. Granola:

Outro alimento super prático e rápido de preparar. A granola é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, fornecendo bastante energia para o cérebro funcionar bem. Uma ótima escolha para quem precisa manter o foco.

8. Nozes:

Excelente para proteger o cérebro dos radicais livres e melhorar a memória, o consumo moderado de nozes oferece nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do nosso cérebro.

9. Folhas verdes:

Ricos em vitamina K e também ótimas fontes de antioxidantes, esses vegetais possuem luteína que protege os neurônios, retardando seu comprometimento natural e resultando em funções cerebrais melhores. Tá Kelly e quem é que vai comer salada no café da manhã? Calma mores, tenho aqui uma ótima opção que vai ajudar não só a melhorar seu desempenho cerebral como também o seu metabolismo: que tal um suco verde? Com couve, hortelã, abacaxi, laranja, gengibre… Enfim, há uma infinidade de receitas de sucos verde na internet te esperando.

10. Café:

O café já é consumido quase que instintivamente pela grande maioria das pessoas, não só pela manhã mas ao decorrer do dia. Rico em cafeína e antioxidantes, ele deixa nosso cérebro em estado de alerta, melhorando a concentração e o processo de aprendizagem. Tem gente que só está apto a conviver em sociedade após uma xícara de café pela manhã 😝.

 

Como eu falei ali em cima, ando apaixonada pelo abacate/avocado 💚 e vou deixar aqui para vocês a minha receitinha de um café da manhã que me deixa muito feliz. Sempre que tenho tempo (ou seja, que não fico apertando o botão de soneca no despertador por 1 hora seguida, ALGUÉM ME AJUDA A PERDER ESSE HÁBITO!) preparo essa delicinha para alegrar meu dia:

Café da manhã da Kelly:

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1/2 avocado ou abacate pequeno;
  • 1 fatia de pão integral;
  • 1/2 limão;
  • Azeite de oliva;
  • Sal, pimenta e orégano.

Modo de preparo: (to me sentindo a própria Ana Maria)

  • Em uma panela pequena (ou caneca, leiteira, coisas do tipo) fervo um pouco de água para cozinhar o ovo;
  • Eu gosto do ovo cozido com a gema mais molinha, então depois que a água estiver fervendo eu coloco o ovo e deixo por 7 minutos. Há boatos de que é preciso colocar um pouco de vinagre e sal na água quando se faz ovo cozido, mas eu tenho preguiça e acho que no final dá na mesma (me perdoem os profissionais da gastronomia);
  • Enquanto o ovo cozinha eu corto metade do avocado e amasso ele com um garfo em um prato. Espremo meio limão, tempero com sal, pimenta, orégano e azeite de oliva e misturo bem;
  • Ah, enquanto isso também ligo minha sanduicheira e coloco a fatia de pão lá pra ficar tostadinho porque gosto mais com o pão crocante;
  • Após os 7 minutos coloco o ovo em baixo da torneira para esfriar e descasco ele com muito amor e carinho para não estragar;
  • Passo a pastinha de avocado no pão e coloco o ovo inteiro (e descascado, sempre bom lembrar) em cima;
  • Tá pronto! Agora é só cortar o ovo no meio e a gema cremosinha escorre em cima do seu pão, coloca um pouco de sal no ovo e mais um fio de azeite em cima.

Esse é o meu café da manhã delicious com dois alimentos que turbinam o cérebro e eu nem sabia. Pra acompanhar, um suco verde, café ou chá verde e não tem perigo do dia ser improdutivo. Espero que tenham gostado e que as dicas possam contribuir para que vocês possam render melhor durante o dia. Se fizer minha receitinha conta aqui se gostou e se tiver uma receita de café da manhã para dar aquela animada, manda pra gente 😘

 

 

Kelly Gequelim

Kelly Gequelim

Fotógrafa, publicitária, empreendedora, especialista em comunicação digital e apaixonada por histórias e pessoas. Acredito na colaboração, na conexão e nos novos modelos de trabalho. Juntos podemos construir a mudança que queremos no mundo. Juntos vamos sempre mais longe.

  • Guid Meinelecki

    Guid Meinelecki

    eu vivi pra comentar num post do meu próprio blog que tem a frase MODO DE PREPARO. hahaha
    eu amei as dicas! até pq eu amooo abacate, me segura vou comer isso todo dia! <3

    2 de novembro de 2018 at 17:19 Responder

Leave a Comment