to top

Decor para Home Office

decoracao_home_office_nao_repete_capa

Vira e mexe alguém me pergunta  “Aro, mas o que você acha que dá pra fazer aqui nesse ambiente?” E como dar palpite é o que melhor a gente faz, aqui estou eu compartilhando com vocês meu pitaco mais recente. 

 

Home_Office_sauro

 

No caso de hoje, Sauro, designer, 30 anos, acabou de se mudar para um apê novo aqui em Curitiba. Trabalha em Home Office e tá precisando de uma mãozinha para deixar o ambiente mais inspirador.

 

 

 

Como estão as coisas:

Home_Office_sauro_todas

 

O que eu faria:


1) Bancada em “L”

Gosto muito dessa opção pois amplia a área de trabalho e dá uma ótima possibilidade: variar a vista. Você pode trabalhar de frente para a janela, olhando para fora, aproveitando pausas de descanso de uma forma mais inspiradora. Quando precisa focar mais, ou quando a luz direta estiver incomodando, pode mudar para a outra posição. Além de comportar, se necessário, uma dupla de criação.

Home_Office_mesa_em_L

fonte fotos: 1, 2, 3, 4

Como a verba é curta para essa decoração, uma ótima opção para a confecção da bancada é o mdf. Duas chapas cortadas na medida e suportes de ferro para fixá-las na parede é a dica. Deixará espaço para as pernas, gaveteiros, cadeiras, etc..

Na janela, trocaria a cortina por uma modelo rolô. É mais fácil de limpar, não é volumosa e pode-se regular a altura e, por consequência, a entrada de luz.

(Adendo quanto à fixação de coisas na parede: não é porque um imóvel é alugado que você não pode pregar ou parafusar nada. Na hora de entregar o imóvel, e como provavelmente você terá que pintá-lo novamente, preencher os furos com gesso ou massa corrida não tem nenhuma dificuldade. Cada furo planejado vale a pena.)

 

2) Cor

Podemos deixar a parede maior muito mais interessante e útil.

Uma faixa de cor, que não precisa ir até o teto, mas que delimite a área de trabalho vai muito bem. Traz um visual mais estimulante. Nesse ambiente eu sugiro um azul mais fechado, que auxilia na concentração, e vai emoldurar o que vem a seguir.

Para as demais paredes, um cinza, não tão escuro, combinaria muito bem.

 

3)  Prateleiras

Amo prateleiras. Para espaços pequenos, a verticalização é a solução para que tudo se encaixe bem.

Elas são a melhor opção para armazenar, decorar, dar suporte e praticidade aos ambientes, e o melhor: por um precinho bem camarada.

Para o escritório do Sauro, sugiro prateleiras com sistema de cremalheira por dois motivos: a) as barras podem ser uma parte linda da decoração. Com o fundo azul, elas em dourado ficariam lindidimais; b) possibilidade de regular a altura. Comporta livros, acessórios, peças de decoração, com liberdade.

As tábuas das prateleiras podem ser em mdf branco mesmo ou em pinus. A textura da madeira é linda e traz conforto. Já disse que amo madeira aqui?

Home_Office_parede

fonte fotos: 1, 2, 3


4) Decor para a área de trabalho

Tem que ser útil, bonito, inspirador.

  • Para lembretes e afins: tela. Estão super na moda e têm uma razão forte para serem tão populares: são baratinhas e muito úteis. Servem de porta-recados, suporte para planners, para um calendário de parede, para fotos e demais objetos.
  • Para ajudar no clima do espaço: nas prateleiras, além de livros e peças decorativas, a inclusão de plantas é uma dica que vai ajudar a deixar o ambiente mais vivo e, segundo esse estudo, vai te ajudar a se concentrar melhor.
  • Para manter tudo no lugar: pra organizar os papéis, cadernos, e manter a mesa limpa, um gaveteiro é uma boa. Escolheria um em madeira, para contribuir com a proposta mais quente e aconchegante para esse espaço. Ainda na organização, porta-lápis para guardar canetas e pequenos objetos de uso constante também são legais, além de uma luminária de mesa ou de clipe, que pode ser fixada na prateleira. Luz na mesa é muito importante, não abra mão.

(Adendo à luminária: esse item não é dos mais baratos, então uma opção que pode vir a calhar é a fita de led. Ela vem com adesivo e pode ser colada na prateleira em cima da mesa, mais ao fundo da tábua. Ilumina muito bem.)

Home_Office_decor

onde achar: prateleiras, cremalheira, tinta spray, prancha em mdf, suportes; luminária; gaveteiro; cadeira; tapete; suporte monitor; calendário e prendedores; organizador e fâmula; tela;

 

5) Cadeira

Não abra mão da ergonomia. Simplesmente não. Altura do monitor e cadeira corretas irão melhorar muito seu conforto.

Vejo várias referências de home office “Pinterest” por aí e 99% têm cadeiras lindas e nem um pouco confortáveis. Aqui neste link achei informações legais sobre ergonomia.

Quanto a estética, seria lindo achar uma com a paleta cinza/branca. Rodinhas não são necessárias, e ainda podem estragar o piso, por isso uma com pezinhos em madeira combinaria muito bem.

 

6) Tapete

Curitiba faz frio amigos. Um tapete sempre cai bem para aumentar o conforto térmico.

Nesse caso, além de esquentar o ambiente, ele “veste” e unifica a área de trabalho. Escolheria um que pegasse toda a área da cadeira abaixo da bancada em “L”.

 

7) Canto da Leitura

Home_Office_canto_leitura

fonte fotos: 1, 2, 3

Do lado oposto à janela, tem a parede da porta e um espaço que sobrou ao lado da bancada. Na “esquina” colocaria uma poltrona, uma luminária de piso e um banquinho para apoiar os pés (e para pegar qualquer coisa no alto – que sempre acontece). É um canto alternativo de criação e de descanso.

Colocaria na parede ao lado um cabideiro, para bolsas, casacos. Nas duas paredes também cabem prateleiras para quadros, que dão liberdade para apoiar as molduras de tamanhos diferentes. Fica fácil trocar e variar a decoração.

Home_Office_decor_canto_leitura

onde achar: quadros e quadro; luminária de piso; poltrona; banqueta; gancho


O espaço conta ainda com um armário grande, de portas pretas. Como armário geralmente tem um bom motivo para existir, é legal tentar deixar esse mesmo mais leve. Uma sugestão é adesivá-lo de branco.

Então Sauro, espero que esse bando de pitaco lhe seja útil, no mínimo inspirador. 😉

 

E você? Tem algum espaço #chatiado em casa? Quem sabe posso te dar umas ideias também.

Aroana Machado

Aroana Machado

Curitibana, Canceriana, Publicitária de formação, profissional de Marketing por experiência, costureira por hobby e apaixonada por Decoração de Interiores. lojanest.com.br | @lojanest | pinterest.com/aroana

  • Giovanna / CAOSARRUMADO

    Gosto da ideia de otimizaçao, mas quem nao gosta!
    Algumas ideias irei adaptar para meu espaço. Meu unico problema é que tenho porta que abrem para dentro do quarto em duas paredes D:

    Eu perco um pedaçao assim, porque nao consigo mudar para porta de correr.

    Mas mesmo assim gostei das dicas !

    caosarrumado.com

    18 de agosto de 2017 at 00:24 Responder

Leave a Comment