to top

Quarto Montessoriano

decoracao_quarto_montessoriano_capa

Tenho reparado em um aumento do interesse, por parte de pais e mães, à respeito da “decoração no método Montessoriano” para o quarto de seus filhos e filhas. A imagem mais icônica desse tipo de ambiente é a cama no chão, com uma “moldura” que simula uma casinha sobre ele. Certamente você já viu.

Fiquei curiosa para saber mais sobre esse método e descobri que por trás dele tem uma mulher incrível:  Maria Montessori, italiana, nascida em 1870.

Apaixonada por Matemática, Maria, durante sua adolescência, fez curso técnico em Engenharia,  – foi uma das duas mulheres da sua turma – e, na sequencia, resolveu fazer Medicina. Depois de muito perrengue, tendo inclusive que fazer várias atividades separada dos homens da turma por uma imposição da direção da Universidade, em julho de 1896 formou-se como a 3ª mulher médica da Itália.

Formada, Dra. Montessori se especializou em Psiquiatria e focou seus trabalhos em crianças com necessidades especiais. Aos 28 anos defendeu, no Congresso Médico Nacional, em Turim, a tese de que a causa principal dos atrasos apresentados pelas crianças portadoras de distúrbios de comportamento e aprendizagem era o seu ambiente ausente de estímulos.

Durante seus estudos, Maria montou uma sala com vários materiais sensoriais e trouxe um grupo de crianças que antes estavam institucionalizadas, por conta de atrasos de aprendizagem, para frequentar esse espaço.  Montessori observou que as crianças se interessavam por qualquer coisa que pudessem sentir.

As crianças que vivenciaram seu método aprenderam tanto que foram inscritas e testes nacionais e acabaram se saindo melhor do que boa parte da população infantil italiana, que tinha a cognição perfeita e era educada em escolas normais.

Ao fim da vida, Maria Montessori foi indicada para três Prêmio Nobel da Paz, e acabou falecendo em 1952, na Holanda.

Aqui nesse link tem um texto contando mais detalhes da história incrível dessa mulher.

Mas e aí, qual é a essência desse  Método Montessori de mais de 100 anos aplicado na decoração?

A premissa para um ambiente montessoriano é de que a criança é capaz de aprender sozinha, e, por isso, o foco deve ser ela. Tudo deve ser disposto para ficar acessível, para que os pequenos tenham autonomia e sintam-se livres para explorar o espaço a sua volta.

Principais características:

1) Cama baixinha

A criança deve conseguir deitar sozinha na própria cama. O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama bem baixinha.

decoracao_montessoriano_cama

2) Tudo ao alcance

Objetos, brinquedos, livros e fotos devem ser colocados na altura do olhar e ao alcance da criança.

Cuide para deixar poucas opções de brinquedos disponíveis – o ideal é que você faça um rodízio – , isso fará com que a criança conquiste maior autonomia e livre escolha.

 

 3) Somente o necessário

A decoração deve contar com mobiliário essencial para que a criança possa explorar tudo o que tem no quarto.

Cuide com a escolha dos materiais, com as quinas.

Invista em tapetes, almofadas e decoração com objetos em tecido, por exemplo.

decoracao_montessoriano_brinquedos

4) Espelho na altura da criança

No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outro lugar.

(Cuide com a segurança. O ideal é que seja colado, para que, se eventualmente quebrar, não despedace.)

decoracao_montessoriano_moveis

5) Móveis proporcionais

Mesas, cadeiras, tudo deve ser proporcional ao tamanho da criança.

 

“Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida”.

Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura), educado pelo método Montessori.

 

Encontre na Loja Nest produtos pra decorar assim:

  1.  Almofada Triângulos
  2.  Flâmula Ursinho
  3.  Organizador Napolitano

produtos-loja-nest

Aroana Machado

Aroana Machado

Curitibana, Canceriana, Publicitária de formação, profissional de Marketing por experiência, costureira por hobby e apaixonada por Decoração de Interiores. lojanest.com.br | @lojanest | pinterest.com/aroana

  • Karupin

    Hoe, Aroana! Tudo bom? 🙂

    Acho que esta é a primeira vez que comento num post escrito por você. Perdoe-me, mas costumo ler todos os seus posts aqui publicados ♥

    A princípio, apenas lendo o título do post, achei que esse estilo montessoriano tinha a ver com aquele nórdico de deixar tudo meio minimalista, meio aconchegante. Aí, vi essas camas com estrutura de casinha e me chamou a atenção, porque estava vendo esse estilo rente ao chão até em lojas como a Tok & Stok, mas não sabia porque essa tendência estava surgindo.

    Muito obrigada por explicar a respeito, eu realmente não fazia ideia que era um estilo que ultrapassava a função decorativa para servir ao desenvolvimento educacional. E é algo até meio óbvio, né? Parece que dissociar essa unidade multidisciplinar da nossa realidade é o mal derivado de separar matérias e conhecimentos por áreas…

    Por exemplo, eu consigo aceitar super bem o feng shui e a própria organização da casa como elementos que afetam a espiritualidade e o emocional. Então, por que nunca imaginei em tornar o quarto da criança numa fonte incrivelmente lúdica, em prol da sua educação?

    Desculpe a empolgação, mas estou meio besta com a informação recebida aqui, haha!
    De qualquer forma, adorei o post, valeu mesmo! ♥

    Beijos, flor~

    14 de dezembro de 2017 at 03:58 Responder
    • Aroana

      Aroana

      Oiê!
      Que massa né? Você aprender algo assim, do nada?!
      Obrigada pelo depoimento. <3

      14 de dezembro de 2017 at 14:50 Responder

Leave a Comment