Olá pessoal! Como este é meu primeiro post aqui no Não Repete (eike emoção), vou começar com uma breve apresentação. Bem, você que acompanha a Guid já deve ter visto meu nome, ou melhor, meus clicks por aqui. Eu sou a Kelly Gequelim, fotógrafa da Guid. Até aí nenhuma novidade. O que você ainda não deve saber é que além de fotógrafa eu também sou publicitária e empreendedora. Sou sócia da Tumpats, uma produtora de áudio publicitário e, durante 7 anos, tive um escritório de coworking aqui em Curitiba junto com meu marido, o Ambiental Office. Encerramos as atividades do coworking em abril deste ano e esses período à frente do Ambiental me fez conhecer a fundo o mundo do empreendedorismo, além de me proporcionar inúmeras conexões com empreendedores fantásticos de todo o país.
Na semana passada eu acompanhei a Guid em uma viagem de trabalho a São Paulo e aproveitei para apresentar a ela alguns espaços que fomentam o empreendedorismo e a inovação na cidade. Dos 3 espaços que vou citar aqui em baixo conseguimos visitar apenas 2, mas em breve a levo novamente para conhecer muito mais.
1. GOOGLE CAMPUS:
Já pensou que legal trabalhar em um coworking super maneiro, com uma estrutura completa, bem organizado, com um monte de gente interessante para fazer networking e não precisar pagar nada por isso? Bem-vindo ao Campus, um espaço de inovação que o Google disponibiliza aos empreendedores em diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo. Para poder usufruir da estrutura do Campus basta se cadastrar no site e se tornar um membro. Na sua primeira visita é só retirar o crachá na recepção. Você poderá utilizar os espaços abertos a membros nos dois últimos andares do prédio que contam com mesas de trabalho, espaços de descompressão, café, sala do silêncio, cabines para vídeo conferências, área de descanso e espaços a céu aberto para trabalhar ou fazer reuniões. Além disso, o Campus também oferece uma agenda de eventos à comunidade, em sua maioria gratuitos, com diversos temas que giram sempre em torno da inovação, tecnologia e empreendedorismo. Também é possível inscrever sua startup ou projeto em algum dos programas que a instituição oferece.
Eu e a Guid passamos uma manhã lá no Campus conhecendo o espaço e aproveitamos para responder alguns emails (mas a vontade é de ir trabalhar lá todo dia). A localização também é ótima: fica bem pertinho da Avenida Paulista e tem fácil acesso para o metrô. Se você precisa de um local para trabalhar em São Paulo, fica aqui essa dica amiga. Ah, e não esqueça de levar pelo menos um cartão de visita para deixar lá no mural. Se tem uma coisa que eu posso afirmar com toda certeza é que dentro de qualquer espaço de coworking milhares de oportunidades circulam diariamente, em diversas áreas, então não perca essas conexões.
2. INOVABRA HABITAT:
Eu estava muito curiosa para conhecer o InovaBra Habitat, espaço de inovação do Bradesco. Em um prédio novo e moderno, com administração da rede internacional de coworkings WeWork, o Habitat é um misto de coworking, incubadora e aceleradora de negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas. Diferente do Campus, o Habitat não oferece um espaço gratuito de coworking. As empresas e startups selecionadas precisam pagar uma mensalidade para utilizarem o espaço mas contam com o diferencial de serem mentoradas por grandes profissionais do mercado. Diversos eventos também são disponibilizados à comunidade e, se você quiser conhecer o espaço, é só agendar um horário pelo site para fazer um tour. Assim você fica por dentro de tudo o que o InovaBra Habitat oferece ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.
Eu e a Guid acabamos chegando um pouco atrasadas (eita
3. CUBO:
Considerado o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, o Cubo é um dos espaços mais antigos desse formato, estando em atuação desde 2015. Administrado pelo Itaú, também seleciona startups para usufruírem da estrutura e participarem dos seus programas, oferece eventos, acelera e incuba projetos. Recentemente inaugurou um novo prédio, o Cubão, com ainda mais espaço. Diferente dos dois lugares que citei acima que estão na região da Paulista, o Cubo fica na Vila Olímpia, uma região repleta de grandes escritórios. Eu já conhecia o espaço antigo do Cubo, até ajudei na organização do Terceiro Encontro Coworking Brasil que aconteceu lá no ano passado e queria muito conhecer esse novo prédio, porém como nossa agenda estava apertada não foi possível desta vez, ficou para a próxima.
Se você está ingressando no mundo do empreendedorismo é muito importante ficar de olho no que está rolando dentro dos espaços considerados de inovação, principalmente na sua cidade. Assim como nos coworkings, acredito que o ativo mais importante dos espaços, dos eventos e das empresas são as pessoas e as conexões. Aproveite tudo o que esses lugares oferece, participe sempre do que puder. O mundo gira através das conexões e da troca de experiências, então, esteja aberto ao outro. Quando visitar uma nova cidade pesquise estes lugares e vá conhecer. Novos negócios, oportunidades e amizades podem surgir em um simples bate-papo por aí, fique ligado
P.S.: Quando visitamos os locais ainda não sabia que esse post iria existir, por isso não fiz nenhuma foto lindona pra vocês com o objetivo de mostrar o espaço