Você saiu por aí toda glamourosa e nem sabe que muito desse lookzinho bonito aí, já foi história. Estudar história da moda abriu tanto, mas tanto a minha mente que por mim, escreveveria só sobre isso por aqui. Eu sei, vocês não iam aguentar. Mas aos poucos vou compartilhando o que tenho lido e aprendido de forma divertida e descontraída com vocês.
Num dos trabalhos da pós o projeto foi: escolher um século e fazer um look inspirado nele. Com peças atuais e referências do passado. Quase nem gostei né?
Se para você pareceu difícil um desafio desse, saiba que não foi. Tudo o que a gente veste, tem história.
Escolhemos a Belle Époque (Bela Época no nosso lindo português), por ser ainda no século XIX e por ter muitas características que usamos nas roupas até hoje:
- A cintura marcada.
[séc XIX] Na época pelos espartilhos. As mulheres usavam o espartilho tão apertado que algumas chegavam a medir 40 cm de cintura, coisa de louco.
[hoje] Hoje é marcada pelos cintos e pela cobrança de uma cintura perfeita. - A gola alta.
[séc XIX] Na época usada junto com os vestidos, serviam para não mostrar nadinha do corpo.
[hoje] Hoje nos mais diversos formatos e cores de blusinhas, aquece o corpo e traz estilo. - O uso de bota pelas mulheres.
[séc XIX] Na época era só para não mostrar de jeito algum as canelas.
[hoje] Hoje é pra trazer estilo e praticidade para qualquer look.
O nosso look levou em considerações esses pontos que marquei ali em cima. Usei por poucos minutos essa combinação de cintos e já tive dificuldade para respirar, imagina o que elas sofriam na época. Me dá falta de ar só de pensar.
No Século XIX:
Look Inspirado com minhas peças atuais:
Todas as roupas que usamos na combinação desse look eram do meu armário, prova de que look inspirado sempre está nas nossas vidas e nem percebemos. Adoro muito brincar com isso.
Um agradecimento ao meu grupo de trabalho da Pós nesse trabalho: Letícia, Nathalie e Thaline. Obrigada suas lindas! <3 E a professora maravilhosa de história da moda: Manuela Alécio.
Tem alguma história pra compartilhar também? 🙂